SUSCEPTIBILIDADE À COMPACTAÇÃO E CORRELAÇÃO ENTRE AS PROPRIEDADES FÍSICAS DE UM NEOSSOLO SOB VEGETAÇÃO DE CAATINGA
Resumo
Resumo - O uso e manejo inadequado dos solos sob vegetação de caatinga são apontados como um dos principais causadores da degradação e desertificação desse ambiente. A compactação do solo, que depende de vários fatores intrínsecos e extrínsecos, é considerado como um bom indicador de degradação do solo. Este trabalho teve como objetivo avaliar a suscetibilidade à compactação e resistência à penetração e suas correlações com atributos físicos de um Neossolo Litólico sob vegetação de caatinga. O trabalho foi desenvolvido na região de Serra Talhada – PE e considerou como variáveis o teor de carbono orgânico (CO), resistência a penetração (RP), teor de argila (Argila), teor de silte (Silte), teor de areia (Areia), diâmetro médio ponderado dos agregados (DMP), densidade do solo inicial (Dsi), densidade de partícula (DP), porosidade total (PT) e compactabilidade (densidade do solo após ser submetido a quatro energias de compactação - DsE1, DsE2, DsE3 e DsE4 ), em três profundidades, com oito repetições. A RP e a compactabilidade aumentaram significativamente com o aumento da profundidade do solo, apresentando valores extremos de 2,47 a 5,81 kgf/cm2 e de 1,50 a 1,84 g/cm3, respectivamente. A RP e a compactabilidade apresentaram correlação significativa entre si, e apresentaram correlação significativa com o teor de CO, argila e silte, não apresentando correlação significativa com os demais atributos estudadosDownloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).