PRODUÇÃO E CONCENTRAÇÃO DE METAIS PESADOS EM PLANTAS DE BETERRABA ADUBADAS COM COMPOSTO DE LIXO URBANO
Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do composto de lixo urbano sobre a produção e teores de metais pesados em plantas de beterraba (Beta vulgaris L.) em solos com diferentes texturas. O experimento foi conduzido em casa de vegetação utilizando-se vasos de polietileno de 9 dm3. Os tratamentos, em arranjo fatorial 3 x 4, corresponderam a amostras de um Latossolo Vermelho-Amarelo, textura franco-argilo-arenosa, um Latossolo Vermelho-Amarelo, textura franco-arenosa e um Neossolo Quartzarênico, textura areia-franca, combinados com as doses de composto de lixo de 0, 30, 60 e 90 t/ha, em base seca. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados com 3 repetições dos tratamentos. Foram determinados o pH do solo e os teores de Cd, Cu, Ni, Pb e Zn no solo e na planta. Dentre os metais pesados estudados, somente o Zn e Cu foram influenciados pela textura do solo, sendo os maiores teores observados no solo com maior quantidade de argila. Os pesos fresco e seco da raiz de beterraba aumentaram com o incremento das doses de composto de lixo, atingindo valores máximos, dentro do intervalo experimental, com a dose de 90 t/ha. Por outro lado, os teores de metais pesados na raiz de beterraba diminuíram com o aumento das doses de composto de lixo aplicadas. Tanto o Ni quanto o Pb apresentaram teores na raiz acima dos limites máximos permitidos para o consumo, conforme valores estabelecidos pela legislação brasileiraDownloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).