CRESCIMENTO DE CULTIVARES DE CENOURA NAS CONDIÇÕES DE MOSSORÓ - RN
Resumo
Com o objetivo de avaliar o crescimento de três cultivares de cenoura, conduziu-se um experimento, de junho a setembro de 2006, na Horta do Departamento de Ciências Vegetais da UFERSA, Mossoró-RN. Este trabalho foi delineado em esquema fatorial 8 x3 em blocos casualizados, com quatro repetições. O primeiro fator constituído pelas épocas de coletas de plantas: 7, 14, 21, 28, 35, 42, 49 e 56 dias após desbaste (DAD), e o segundo pelas cultivares: Brasília, Alvorada e Esplanada. O espaçamento utilizado foi de 20 cm entre fileiras por 4 cm entre plantas. As características avaliadas foram: número de folhas; massa seca de raiz, folhas e total, área foliar, índice de área foliar (IAF), Razão de Área Foliar (RAF), relação parte aérea/raiz e as taxas de crescimento relativo (TCR) e absoluto (TCA). O número de folhas, a área foliar, a massa seca de raiz, folhas e total, a TCA e o IAF aumentaram enquanto que a RAF, relação parte aérea/raiz e TCR declinaram, no período experimental, para todas as cultivares avaliadas. As cultivares apresentaram comportamento semelhante com relação às características: número de folhas, área foliar, massa seca de folhas IAF, TCR e TCA. O acúmulo de massa seca de raiz foi superior para cultivares Alvorada e Brasília em relação à Esplanada, por ocasião da colheita, aos 56 DAD.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).