INFLUÊNCIA DO PESO DA SEMENTE E PROMOTORES QUÍMICOS NA QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE SAMBACAITÁ
Palavras-chave:
Hyptis pectinata L., plantas medicinais, classe de sementes, promotorResumo
O estudo da propagação de plantas ainda pouco cultivadas auxilia na domesticação da espécie, e sua propagação pode ser realizada via sementes. No entanto, existem fatores que afetam a germinação, entre eles está o tamanho, o peso da semente e a utilização de substâncias químicas. O presente trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar a influência do peso da semente e de promotores químicos na germinação de sementes de Hyptis pectinata. Foram utilizadas sementes de sambacaitá beneficiadas e classificadas em soprador, as quais foram postas para germinar em placas de Petri, dispostas em câmara de germinação a 27ºC sob luz constante. Utilizou-se delineamento experimental inteiramente casualizado em esquema fatorial 2 x 4, referentes a duas classes de sementes (leves e pesadas), três promotores químicos (GA3, KNO3 e PEG) e a testemunha, com quatro repetições contendo 50 sementes por unidade experimental. As variáveis analisadas foram porcentagem, índice de velocidade e tempo médio de germinação. A análise estatística foi realizada utilizando-se o programa estatístico Sanest, e as médias foram comparadas pelo teste de Tukey a 5%. As diferentes categorias de peso das sementes têm influência na qualidade fisiológica das sementes de sambacaitá. Sementes classificadas como “pesadas” germinam em maior percentual e velocidade, e em menor tempo. O tratamento químico com KNO3 e GA3 aumentam a porcentagem de germinação, mas não interferem no índice de velocidade e tempo médio de germinação. A utilização de PEG prolonga o tempo médio de germinação das sementes de sambacaitá.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).