INDICADORES REFERÊNCIA (BENCHMARKS) DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE LEITE DE VACAS NO AGRESTE PERNAMBUCANO

Autores

  • Marla Conceição Oliveira Department of Animal Science, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, PE
  • José Maurício de Souza Campos Department of Animal Science, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, PE
  • André Soares de Oliveira Department of Animal Science, Universidade Federal do Mato Grosso, Sinop, MT
  • Marcelo de Andrade Ferreira Department of Animal Science, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, PE
  • Airon Aparecido Silva de Melo Department of Animal Science, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, PE

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21252016v29n324rc

Palavras-chave:

Custo de produção do leite. Economia da produção leiteira. Indicadores econômicos. Indicadores de tamanho. Indicadores zootécnicos.

Resumo

Objetivou-se levantar e avaliar os perfis tecnológicos, zootécnicos e socioeconômicos, identificar e quantificar indicadores referência, para sistemas de produção de bovinos de leite, de caráter não experimental, de forma a contribuir para a sustentabilidade e competitividade da pecuária de leite na mesorregião do Agreste pernambucano. Para identificar e quantificar os indicadores referência foram avaliados durante doze meses, trinta e seis sistemas de produção de leite da agricultura familiar e empresarial. Os sistemas foram caracterizados em relação ao perfil tecnológico e aos indicadores de tamanho, zootécnicos e econômicos. Foram determinados os coeficientes de correlação com a taxa de remuneração do capital investido e geradas equações de regressão, para cada indicador, em função de quatro cenários da taxa de remuneração do capital (4, 6, 8 e 10% ao ano). Os indicadores correlacionados foram: produção de leite/vacas em lactação; produção de leite/área; preço médio do leite; custo operacional efetivo, custo operacional total e custo total / preço do leite e lucratividade. A pecuária leiteira no Agreste pernambucano, paga os custos mensais, mas a tendência é a não remuneração adequada da mão-de-obra familiar e a injeção de capital externo para a reposição dos bens. A produtividade dos fatores de produção terra e animal apresentaram maior correlação com rentabilidade, indicando a necessidade do aumento da produção, por meio do aumento da produtividade da terra e da produção de leite/vacas em lactação. A identificação e quantificação de indicadores referência podem contribuir para a identificação dos pontos frágeis da pecuária leiteira no Agreste tornando-a sustentável e competitiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marla Conceição Oliveira, Department of Animal Science, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, PE

Zootecnista - Mestre em Ciência Animal e Pastagens - Área Produção de Ruminantes

José Maurício de Souza Campos, Department of Animal Science, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, PE

Engenheiro Agrônomo - Mestre em Zootecnia - Doutorado em Ciência Animal. Aposentou-se em 2009 como Professor Associado pelo Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Viçosa, em 2010 tornou-se Professor Visitante Nacional Sênior na Unidade Acadêmica de Garanhuns pertencente a Universidade Federal Rural de Pernambuco, onde permanece até o corrente ano. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em avaliação e estabelecimento de sistemas de produção de leite; economia da produção leiteira e avaliação de alimentos para animais, atuando principalmente nos seguintes temas: custo de produção; identificação de indicadores-referência de eficiência zootecnicos e econômicos em sistemas de produção de leite ; produção de leite em confinamento e a pasto; manejo e alimentação de bezerras e novilhas leiteiras; manejo e alimentação de vacas leiteiras; composição do leite.

André Soares de Oliveira, Department of Animal Science, Universidade Federal do Mato Grosso, Sinop, MT

Zootecnista -possui mestrado, doutorado e pós-doutorado em Zootecnia. Atualmente é Professor Adjunto II na Universidade Federal de Mato Grosso/Campus de SINOP, e Docente Orientador no Programa de Pós-Graduação em Zootecnia/UFMT Campus Sinop, e no Programa de Pós Graduação em Ciência Animal FAMEV/UFMT Cuiabá. Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia/Ciência Animal. É consultor ad hoc do periódico Animal Feed Science and Technology. É membro do conselho editorial da Revista Brasileira de Zootecnia. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Nutrição e Alimentação de Ruminantes e Produção de Bovinos Leiteiros, atuando principalmente nos seguintes temas: nutrição e alimentação de ruminantes, avaliação química e biológica de alimentos; exigências nutricionais de bovinos leiteiros; metabolismo ruminal; co-produtos agroindustriais, manipulação nutricional da composição do leite; avaliação técnica e econômica de sistemas de produção de bovinos e modelagem matemática aplicada à nutrição e produção de bovinos.

Marcelo de Andrade Ferreira, Department of Animal Science, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, PE

Engenheiro Agrônomo, com mestrado, doutorado e pós-doutorado em Zootecnia, pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é professor do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Faz parte do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia e do Programa de Doutorado Integrado em Zootecnia, atualmente é bolsista de produtividade do CNPq categoria 1B. Atua nas seguintes linhas de pesquisa: Avaliação de alimentos, Sistemas de Alimentação para Animais Exigências Nutricionais de Ruminantes.

Airon Aparecido Silva de Melo, Department of Animal Science, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, PE

Zootecnista com mestrado e doutorado em Programa Integrado de Doutorado Em Zootecnia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atualmente é docente e diretor Geral e Acadêmico da Universidade Federal Rural de Pernambuco/ Unidade Acadêmica de Garanhuns. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Manejo e nutrição de ruminantes, atuando principalmente nos seguintes temas: bovino de leite, semi-árido, palma forrageira, consumo, digestibilidade, síntese microbiana e comportamento ingestivo.

Referências

ARAUJO, P. R. B. et al. Substituição do milho por palma forrageira em dietas completas para vacas em lactação. Revista Brasileira de Zootecnia, Viçosa, v. 33, n. 6, p. 1850-1857, 2004.

BRASIL. Agência Pernambucana de Águas e Clima – APAC. Monitoramento pluviométrico. Disponível em: <http://www.apac.pe.gov.br/meteorologia/monitoramento-pluvio.php>. Acesso em: 05 jul. 2013.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. [2013]. Banco de dados agregados. Disponível em: < http://www.sidra.ibge.gov.br/bda/tabela/listabl.asp?z=t&c=74>. Acesso em: 25 mai. 2013.

CAMILO NETO, M. et al. Identification and quantification of benchmarks of Milk productions systems in Minas Gerais. Revista Brasileira de Zootecnia, Viçosa, v. 41, n. 10, p. 2279-2288, 2012.

FASSI0, L. H; REIS, R. R; GERALDO, L. G. Desempenho técnico e econômico da atividade leiteira em Minas Gerais. Ciência e Agrotecnologia, Lavras, v. 30, n. 6, p. 1154-1161, 2006.

FERREIRA JÚNIOR, S.; TEIXEIRA, E. C. Relações de produção na pecuária leiteira: um estudo de caso das respostas da produção aos preços mensais. Revista de Economia e Agronegócio, Viçosa, v. 3, n. 2, p. 193-212, 2005.

FERREIRA, M. A. et al. Estratégias na suplementação de vacas leiteiras no semi-árido do Brasil. Revista Brasileira de Zootecnia, Viçosa, v. 38, Sup., p. 322-329, 2009.

GLÓRIA, J. R. et al. Efeito da composição genética e de fatores de meio sobre a produção de leite, a duração da lactação e a produção de leite por dia de intervalo de partos de vacas mestiças Holandês-Gir. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, Belo Horizonte, v. 58, n. 6, p. 1139-1148, 2006.

GOMES, S. T. Economia da produção de leite. Belo Horizonte, MG: Itambé, 2000. 132 p.

GOMES, S.T. Benchmark da produção de leite em MG. [2005]. Disponível em: <http://www.ufv.br/der/docentes/stg/stg_artigos/Art_182%20-%20 >. Acesso em: 20 abr. 2013.

LOPES, M. A. et al. Efeito da escala de produção nos resultados econômicos de sistemas de produção de leite na região de Lavras (MG): um estudo multicasos. Boletim da Indústria Animal, Nova Odessa, v. 63, n. 3, p. 177-188, 2006.

LOPES, M. A. et al. Efeito da escala de produção nos resultados econômicos de sistemas de produção de leite na região de Lavras (MG, Brasil), em 2004 e 2005, Asociación Latinoamericana de Producción Animal, Lavras, v. 16, n. 3, p. 121-129, 2008.

MAGALHÃES. K. A; CAMPOS, R. T. Eficiência técnica e desempenho econômico de produtores de leite no estado do Ceará. Revista de Economia e Sociologia Rural, Brasília, v. 44, n. 4, p. 695-711, 2006.

MARTINS, P. C. et al. Recomendações. In: CARVALHO, G. R. et al.(Eds.) Competividade da Cadeia Produtiva do Leite em Pernambuco. Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2009, v. 1, cap. 21, p. 371-375.

MOURA, J. F. P. et al. Avaliação tecnológica dos sistemas de produção de leite bovino no Cariri da Paraíba. Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal, Salvador, v. 14, n. 1, p. 121-131 2013.

OLIVEIRA, A. S. et al. Identificação e quantificação de indicadores-referência de sistemas de produção de leite. Revista Brasileira de Zootecnia, Viçosa, v. 36, n. 2, p. 507-516, 2007.

OLIVEIRA, T.B.A. et al. Índices técnicos e rentabilidade da pecuária leiteira. Scientia Agrícola, Piracicaba, v. 58, n. 4, p. 687-692, 2001.

OLIVEIRA, V.S. et al. Substituição total do milho e parcial do feno do capim-tifton por palma forrageira em dietas para vacas em lactação. Produção, composição do leite e custos com alimentação. Revista Brasileira de Zootecnia, Viçosa, v. 36, n. 4, p. 928-935, 2007.

RAMOS, A. O. et al. Diferentes fontes de fibra em dietas a base de palma forrageira na alimentação de ovinos. Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal, Salvador, v. 14, n. 4, p. 648-659, 2013.

STATISTICAL Analyses System – SAS. SAS user’s guide, Cary: v. 8, 295 p. 1999.

WANDERLEY, W. L. et al. Silagens e fenos em associação a palma forrageira para vacas em lactação. Consumo, Digestibilidade e Desempenho. Revista Brasileira de saúde e Produção Animal, Salvador, v. 13, n. 3, p. 745-775, 2012.

YAMAGUCHI, L. C. T. et al. Caracterização dos sistemas referências na produção de leite da região do Agreste. In: CARVALHO, G. R. et al.(Eds.) Competividade da Cadeia Produtiva do Leite em Pernambuco. Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2009, v. 1, cap. 3, p. 43-74.

ZOCCAL, R. et al. [2016]. Produção de Leite na Agricultura Familiar. Disponível em: <http://www.sober.org.br/palestra/12/09O433.pdf>. Acesso em: 21/03/2016.

ZOCCAL, R.; ALVES, E. R.; GASQUES, J. G. Estudo preliminar. Contribuição para o Plano Pecuário 2012. Diagnóstico da Pecuária de Leite nacional. 2011. Disponível em: < http://www.cnpgl.embrapa.br/nova/Plano_Pecuario_2012.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2013

Downloads

Publicado

20-07-2016

Edição

Seção

Zootecnia