MODELAGEM DO CONSUMO DE COMBUSTÍVEL DO TRASPORTE FLORESTAL

Autores

  • Pompeu Paes Guimarães Departament of Vegetable Sciences, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, RN.
  • Julio Eduardo Arce Departament of Forest Science, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR.
  • Eduardo da Silva Lopes Departament of Forest Engineering, UNICENTRO, Irati, PR.
  • Allan Libanio Pelissari Departament of Forest Science, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR.
  • Gabriela Salami Departament of Vegetable Sciences, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, RN.
  • Vinicius Gomes de Castro Departament of Vegetable Sciences, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, RN.

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21252016v29n228rc

Palavras-chave:

Logística. Planejamento. Abastecimento florestal.

Resumo

Com o aumento nos custos dos combustíveis, é fundamental atuar em medidas que envolvam o planejamento e o controle nas atividades com consumo elevado. Dessa forma, objetivou-se modelar o consumo de combustível da carreta utilizada no transporte rodoviário florestal. Para isso, dados de duração, distância percorrida, velocidade média, consumo de combustível e carga transportada pelos veículos nas operações das viagens carregado, vazio e ciclo total foram coletados nas regiões de Campo do Tenente (planta florestal) a Piên (planta industrial) no estado do Paraná. A correlação linear de Pearson foi utilizada para determinar a relação entre as variáveis, ao passo que o procedimento Stepwise foi empregado para compor as equações de regressão na estimativa do consumo de combustível. As maiores correlações foram observadas entre a distância percorrida, carga líquida e velocidade média com o consumo de combustível; ocorrendo, também, correlações significativas entre a distância percorrida e a velocidade média. As equações ajustadas foram estatisticamente adequadas para estimar o consumo de combustível em função da distância percorrida, da carga líquida transportada, da velocidade média e da duração nas viagens carregado, vazio e ciclo total de transporte rodoviário florestal.

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Publicado

03-05-2016

Edição

Seção

Nota Técnica