CONCENTRAÇÕES DE NITROGÊNIO NA SOLUÇÃO NUTRITIVA E HORÁRIOS DE COLHEITA NO TEOR DE NITRATO EM RÚCULA
Palavras-chave:
Eruca sativa, sistema hidropônico, cultivar, nutrição mineralResumo
A hidroponia é uma técnica de cultivo que propicia aos produtores maior número de ciclos durante o ano e valor agregado as hortaliças. No entanto o empirismo no uso das soluções nutritivas e a não adoção da colheita em horários que tornem possível menor teor de nitrato pode levar a queda na qualidade do produto face ao acúmulo de nitrato. Foi conduzido um trabalho em sistema hidropônico, tipo NFT, na primavera de 2003, em Jaboticabal, SP, com o objetivo de avaliar os fatores concentração de nitrogênio na solução nutritiva (60,8; 121,6; 182,5; 243,5 mg L-1), cultivares de rúcula (Cultivada, Folha Larga e Selvática) e horário de colheita (7, 12 e 17 horas), sobre o teor de nitrato em rúcula. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso, em esquema fatorial 4 x 3 x 3, com quatro repetições. Para a concentração de nitrogênio na solução nutritiva de 93 mg L-1, a qual proporcionou maior MFPA, o teor de nitrato foi de 598,4 mg kg-1 NO3- matéria fresca na colheita realizada às 7h.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).