ESPÉCIES VEGETAIS DA CAATINGA ASSOCIADAS ÀS COMUNIDADES DE ABELHAS (Hymenoptera: Apoidea : Apiformis)
Palavras-chave:
, Caatinga, Ecologia Vegetal, Polinização, ApoideaeResumo
A Caatinga passa por uma pressões sobre seus recursos naturais, o agravante é que muitos dos aspectos ecológicos intrínsecos a este bioma ainda são desconhecidos, a exemplo, os processos de interação inseto-planta. Portanto, o objetivo desse trabalho é esclarecer a relação entre espécies vegetais de um fragmento de caatinga, associadas a agentes polinizadores da superfamília Apoidea, visando identificar e caracterizar essas espécies vegetais e seus respectivos polinizadores. O estudo foi realizado na Serra de Caturité e áreas próximas, localizada no município de Caturité (7º 25' 12"S, 36º 1' 37" W ) no estado da Paraíba/Brasil. Os himenópteros considerados visitantes foram capturados em flores e em vôo através de redes entomológicas. Por intermédio das observações e monitoramentos das plantas em época reprodutiva, foram determinadas 16 espécies de angiospermas associadas a abelhas nos estratos herbáceo e lenhoso, pertencentes a 9 famílias. As famílias mais visitadas foram: (50% Fabaceae) e (12,5% Anacardiaceae). A espécie Anadenanthera macrocarpa (Benth) recebeu maior nº de visitantes (85%), seguida por Senna sp. que apresentou 57% de visitantes. A espécie a visitar o maior nº de plantas foi Trigona spinipes (Fabricius) presente em 81,25% das espécies vegetais.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).