FLORÍSTICA E FITOSSOCIOLOGIA DE QUATRO REMANESCENTES VEGETACIONAIS EM ÁREAS DE SERRA NO CARIRI PARAIBANO
Palavras-chave:
Caatinga. Serras. Fitossociologia. Cariri Paraibano.Resumo
Estudou-se remanescentes vegetacionais situados em quatro áreas serranas, Serra de Bodopitá (Área 1), Serra de Bodocongó (Área 2), Serra do Monte (Área 3) e Serra do Carnoió (Área 4) localizados no Cariri Paraibano. Objetivou-se determinar a composição florística e os parâmetros fitossociológicos dos remanescentes vegetacionais encontrados. Para o cálculo dos parâmetros fitossociológicos, foi utilizado o programa Mata Nativa 2. Foram calculados ainda os índices de Shannon, equabilidade de Pielou, riqueza de espécies e riqueza de famílias. Dos 2972 indivíduos amostrados, 633 referem-se a Área 1, 602 a Área 2, 908 a Área 3 e 829 a Área 4, que se distribuíram em 54 espécies pertencentes a 25 famílias botânicas. Observou-se que as famílias mais presentes neste estudo, em número de espécies e de indivíduos, foram Fabaceae e Euphorbiaceae, sendo seguidas por Cactaceae, Anacardiaceae e Apocynaceae. Os valores para o índice de Shannon para as áreas 1, 2, 3 e 4 foram respectivamente 2,65; 2,93; 2,35 e 2,59 nats.esp.-1. As densidades encontradas foram de 3165 indivíduos.ha-1 para a área 1, 3010 indivíduos.ha-1 para a área 2, 4540 indivíduos.ha-1 para a área 3 e 4145 indivíduos.ha-1 para a área 4. As quatro áreas mostraram-se semelhantes quanto às espécies que tiveram maiores valores de importância, sendo estas Croton sonderianus, Caesalpinia pyramidalis, Aspidosperma pyrifolium, Bauhinia cheilantha, Piptadenia stipulacea.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).