EFEITO DE RAÍZES DE VETIVER SOBRE A RESISTÊNCIA À PENETRAÇÃO DE UM NEOSSOLO FLÚVICO NAS MARGENS DO RIO SÃO FRANCISCO
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21252018v31n416rcPalavras-chave:
Chrysopogon zizanioides. Erosão. Bioengenharia de solos.Resumo
O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da raiz de capim vetiver (Chrysopogon zizanioides (L.) Robert) sobre a resistência à penetração (RP) das margens do Baixo São Francisco. Mudas de vetiver foram plantadas no talude do rio, a fim de aumentar a resistência do solo aos processos erosivos, com avaliações de Resistência à Penetração (RP) realizadas em profundidades de 0 a 0,20, 0,20 a 0,40, e 0,40-0,60 m em diferentes situações (próximo à planta e, nas entre linhas). Dados de RP foram obtidos utilizando um penetrômetro automatizado. Amostras de solo foram coletadas para a determinação da umidade assim como da textura do solo, que foi determinada por densimetria, a densidade das raízes pelo método monólito. Os resultados do RP, umidade, e estudos de densidade de raiz foram submetidos a análise de variância (p <0,05) e, em seguida, as médias foram comparadas pelo teste de Tukey utilizando o software SISVAR. As amostras próximas ao vetiver apresentaram uma RP média de 1793,94 kPa e umidade média de 11,78%, diferindo estatisticamente dos pontos amostrados nas entrelinhas. RP e umidade do solo não diferiram estatisticamente com a profundidade do solo. O capim vetiver produziu uma cobertura do solo adequada, levando a uma maior retenção de água e, consequentemente, uma redução da resistência à penetração.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).