QUALIDADE DE FRUTOS DO MELÃO AMARELO IRRIGADO COM ÁGUA DE DIFERENTES NÍVEIS DE SALINIDADE
Palavras-chave:
Cucumis melo L., sólidos solúveis, qualidade da água de irrigação.Resumo
Este trabalho foi conduzido em Mossoró-RN, e teve como objetivo avaliar a qualidade de frutos do meloeiro, com o incremento da salinidade na água de irrigação. Durante dois ciclos foram aplicados às parcelas, águas com quatro níveis de salinidade (S1 = 0,6; S2 = 1,9; S3 = 3,2 e S4 = 4,5 dS m-1), uniformemente durante o ciclo ou de forma incremental em diversas fases de desenvolvimento, totalizando 15 tratamentos. O delineamento experimental foi em blocos inteiramente casualizados com quatro repetições. Foram estudados os efeitos dos níveis de salinidade, da fase em que cada nível foi aplicado e do período de armazenamento dos frutos. A forma de utilização de águas salinas, continuamente ou com incremento da salinidade ao longo do ciclo da cultura não afetou significativamente as variáveis: firmeza de polpa, sólidos solúveis, condutividade elétrica do suco (CEf), pH e perda de massa dos frutos de melão. Os níveis de salinidade da água de irrigação não causaram efeitos significativos na qualidade de produção do melão, seja no dia da colheita, ou a 35 dias pós-colheita, com exceção da CEf que, no dia da colheita, cresceu linearmente com o aumento da salinidade.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).