GERMINAÇÃO E VIGOR DE SEMENTES DE Opuntia ficus-indica Mill. APÓS TRATAMENTOS PARA SUPERAR A DORMÊNCIA
Palavras-chave:
Palma forrageira. Emergência. Escarificação mecânica.Resumo
A Opuntia ficus-indica Mill. é cultivada de forma extensiva como uma espécie forrageira e frutífera em muitos países. Com relação as suas sementes, as mesmas apresentam uma cobertura lignificada que serve de proteção contra fatores ambientais adversos, entretanto, dificulta a sua germinação. Objetivou-se determinar uma metodologia eficiente, prática e de baixo custo para superação da dormência das sementes de O. ficus-indica. As quais foram submetidas aos seguintes tratamentos: Testemunha (sementes intactas) (T1); Escarificação mecânica com lixa d'água nº 80 durante 10 minutos (T2); Imersão em ácido sulfúrico por 3, 5 e 10 minutos (T3, T4 e T5, respectivamente) e imersão em água na temperatura de 80ºC por 3, 5 e 10 minutos (T6, T7, e T8, respectivamente). O delineamento experimental foi inteiramente ao acaso, com oito tratamentos e quatro repetições. As características avaliadas foram: porcentagem, primeira contagem e índice de velocidade de emergência, além do comprimento e massa seca de plântulas. A escarificação mecânica com lixa d'água nº 80, por dez minutos mostrou-se eficiente na superação da dormência das sementes de O. ficus-indica.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).