CRESCIMENTO DE CULTIVARES DE MAMONEIRA SOB CONDIÇÕES DE IRRIGAÇÃO EM MOSSORÓ-RN
Palavras-chave:
Ricinus communis. Variedades. Necessidade hídrica.Resumo
Objetivou-se, neste trabalho, avaliar os componentes de crescimento de cultivares de mamoneira sob condições de irrigação na região de Mossoró, RN. Para tanto, utilizou-se o delineamento em blocos ao acaso, sendo os tratamentos constituídos por cultivares de mamoneira (CSRN-142, CSRN-393, CSRD-2, CNPAM-2001-49, CNPAM-2001-50 e CNPAM-2001-212) e épocas de avaliação (aos 29, 40, 50, 64 e 78 dias após plantio - DAP), arranjados no esquema de parcelas subdivididas 6 x 5, com seis repetições. O crescimento vegetativo foi avaliado através da altura de planta (ALT), circunferência do caule (CIRC) e número de folhas por planta (NF). As cultivares diferiram entre si quanto às características de crescimento em todas as épocas estudadas, à exceção da primeira época de tomada de dados para ALT e NF. A CNPAM-2001-49 e CNPAM-2001-50 apresentaram, no geral, comportamento muito semelhante, com porte e ciclos maiores do que as CSRN-142, CSRN-393, CSRD-2.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).