AVALIAÇÃO DA TAXA DE EMERGÊNCIA DO CARUNCHO-DO-FEIJÃO EM VARIEDADES DE FEIJÃO ORIUNDAS DA AMAZÔNIA SUL-OCIDENTAL
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21252018v31n428rcPalavras-chave:
Zabrotes subfasciatus. Phaseolus vulgaris. Armazenamento. Resistência de plantas.Resumo
O feijão comum (Phaseolus vulgaris L.) é uma das fontes proteicas mais importantes em todo o mundo. Todavia, o ataque de bruquídeos inviabiliza o armazenamento do produto após a colheita. O objetivo deste trabalho foi determinar a taxa de emergência de Zabrotes subfasciatus (Coleoptera: Chrysomelidae) em quatro variedades de feijão P. vulgaris (Carioca Pitoco, Enxofre, Gorgutuba Vermelho e Rosinha) cultivadas na Amazônia sul-ocidental (Acre, Brasil). Os grãos de cada variedade foram infestados com 50 adultos não-sexados e após 13 dias do início dos bioensaios, os insetos foram removidos. A progênie adulta obtida nas variedades foi contabilizada e removida em dias alternados, a partir da primeira emergência, até o final do período de emergência (n° de insetos/frasco). A soma da emergência de insetos foi acumulada a partir da emergência inicial e resultou na soma da emergência acumulada (SEa, % dia), calculada por SEa = ∑SEd. Foram constadas diferenças nas taxas de emergência de Z. subfasciatus entre as variedades de feijão, sendo que a variedade Gorgutuba Vermelho apresentou menor taxa de emergência. Embora esta variedade de feijão tenha apresentado menor emergência de adultos, o tempo de desenvolvimento dos insetos não se estendeu nesta variedade, em comparação com as outras variedades. Em geral, a variedade Gorgutuba Vermelho apresentou indícios de fontes resistência a Z. subfasciatus.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).