HÁ VARIABILIDE GENÉTICA EM ACESSOS DE COQUEIRO-ANÃO CONSERVADOS NO BRASIL?
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21252019v32n106rcPalavras-chave:
Cocos nucifera L. Características fenotípicas. Análise multivariada. Germoplasma. Recursos genéticos vegetais.Resumo
O coqueiro anão é a principal variedade para uso comercial no Brasil, que ocupa atualmente a quarta posição na produção mundial. No entanto, os genótipos utilizados no país ainda apresentam limitações e há necessidade de variabilidade genética. Este trabalho teve por objetivo estimar a variabilidade genética em acessos de coqueiro-anão conservados no Banco de Germoplasma existente no Brasil, em diferentes épocas de colheita, utilizando descritores agronômicos de planta e frutos. Os acessos anão-verde-do-Brasil-de-Jiqui; anão-vermelho-de-Camarões; anão-vermelho-da-Malásia; anão-vermelho-de-Gramame; anão-amarelo-de-Gramame e anão-amarelo-da-Malásia foram avaliados por meio de 30 descritores. Análise de variância foi realizada e a diversidade genética foi quantificada utilizando a distância generalizada de Mahalanobis e expressa por meio de agrupamentos UPGMA, otimização de Tocher e variáveis canônicas. A análise de máxima verossimilhança foi utilizada para estimar os componentes de variância com os dados de cada planta em uma amostra de 11 descritores de maior importância para o melhoramento genético do coqueiro. Foi encontrada divergência fenotípica entre os acessos usando os agrupamentos UPGMA, Tocher e a dispersão gráfica obtida com variáveis canônicas. O emprego da análise de máxima verossimilhança confirma a existência de variabilidade genética nos acessos para os descritores diâmetro polar e equatorial do fruto, diâmetro polar da noz, peso total do fruto e espessura de epicarpo que apresentaram herdabilidade variando de 0,17 a 0,39. Há possibilidade de ganhos genéticos com a seleção desses caracteres para uso dos acessos em programas de melhoramento genético.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).