TRÂNSITO DE MÁQUINAS E RESISTÊNCIA DO SOLO À PENETRAÇÃO EM POMAR DE GOIABEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21252018v31n421rcPalavras-chave:
Psidium guajava L.. Agricultura de precisão. Compactação do solo. Mecanização agrícola.Resumo
O estudo foi conduzido em pomares comerciais de goiabeiras ‘Paluma’ e ‘Pedro Sato’, irrigados, que foram mapeados com GPS de navegação Garmin (Cx60). Houve a demarcação de 65 pontos de amostragem, demarcados em grade amostral de 21 x 21 m, sendo avaliadas a umidade gravimétrica e a resistência do solo à penetração (RSP), com auxilio de um penetrômetro automatizado, haste com cone tipo 3 com ângulo de 45º (RSP máximo de 15.100kPa). Os dados com distribuição não normal foram analisados por geoestatística e interpolação por krigagem ordinária. Os valores de RSP, onde ocorre o tráfego de máquinas, foi maior do que o avaliado na linha de plantio da cultura. Houve variabilidade espacial da RSP entre as camadas avaliadas, sendo que a camada entre 0,10-0,20 m, na linha do tráfego de máquinas, apresentou a maior RSP (>4000kPa).
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).