AJUSTE DE MODELOS NÃO LINEARES PARA DESCREVER CRESCIMENTO DE CABRAS COM PESAGENS EM DIFERENTES IDADES
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21252019v32n125rcPalavras-chave:
Anglo nubiana. Ganho de peso. Idade. Peso assintótico. Taxa de crescimento.Resumo
Objetivou-se avaliar a idade da pesagem e a qualidade do ajuste de modelos não lineares a dados longitudinais para descrever o padrão de crescimento de fêmeas Anglonubiana. Pesos de 104 animais do nascimento até 60 meses de idade, foram agrupados em 10 classes, com intervalos de seis meses. Em cada classe estimou-se parâmetros A, B e K com modelos Brody, Gompertz, Logístico e Von Bertalanffy. Realizou-se análise de variância com fatorial (10 classes x 4 modelos) com 104 repetições, considerando-se os três parâmetros como características. Baseou-se na significância da média dos parâmetros nas classes para identificar a melhor idade de pesagem. Não ocorreu interação “classe-modelos”. As médias dos três parâmetros nas classes com pesos registrados até 30 meses diferiram entre si (P<0,05), indicando influência de pesagens inferior a essa idade na curva estimada, independente do modelo. Para identificar modelos com melhor ajuste aos dados, utilizou-se os valores do QMR, DMA, R2 e RC que cada um apresentou na classe com pesagens até 30 meses. Constatou-se como sequência de melhor ajuste: Logístico, Brody, Von Bertalanffy e Gompertz. O modelo Logístico estima menor peso assintótico e Brody o maior. Pesagens até 30 meses de idade se adequam à análise do padrão de crescimento de cabras com modelos não lineares.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).