DESEMPENHO HIDRÁULICO DE GOTEJADORES APLICANDO PERCOLADO DE ATERRO SANITÁRIO DILUÍDO EM ÁGUA
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21252018v31n422rcPalavras-chave:
Resíduo sólido urbano. Lixiviado. Emissores. Obstrução.Resumo
A aplicação localizada de percolado diluído permite o desenvolvimento de gramíneas na superfície das células dos aterros sanitários, entretanto a obstrução dos emissores dos sistemas de irrigação consiste no maior obstáculo desta atividade. Objetivou-se com a realização do presente trabalho selecionar modelos empíricos do coeficiente de uniformidade de Christiansen, coeficiente de uniformidade de distribuição e coeficiente de uniformidade estatístico de unidades gotejadoras aplicando percolado diluído em função do tempo de operação e da qualidade do efluente. Para isso, montou-se um experimento em parcelas subsubdivididas. Nas parcelas tem-se as pressões de serviço (70, 140, 210 e 280 kPa), nas subparcelas os tipos de gotejadores (G1 - 1,65 L h-1; G2 - 2,0 L h-1; e 4,0 L h-1) e nas subsubparcelas os tempos de operação das unidades gotejadoras (0, 20, 40, 60, 80, 100, 120, 140 e 160 h). O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado com três repetições. Os dados dos indicadores de desempenho hidráulico e da qualidade do efluente foram obtidos a cada 20 h, até completar 160 h de funcionamento, sendo posteriormente submetidos às análises de regressão simples e múltipla. Os resultados indicaram que o gotejador G3 operando nas pressões de serviço 70 e 140 kPa foram as combinações que melhor atenuaram o entupimento com biofilme. Os modelos de regressão linear e raiz quadrada foram os que melhor representaram a redução da uniformidade de aplicação do efluente em função do tempo de operação nas unidades gotejadoras. As relações lineares revelaram que os teores de cálcio e os níveis populacionais de coliformes totais foram as características do percolado de aterro diluído que mais interferiram no processo de obstrução dos gotejadores.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).