MICROBIOTA NATIVA E FUNGOS MICORRÍZICOS ARBUSCULARES NO CRESCIMENTO DE Paspalum millegrana SCHRAD
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21252019v32n207rcPalavras-chave:
Poaceae. Microbiologia do solo. Fungos endofíticos.Resumo
Paspalum millegrana é uma poácea nativa das Américas, cuja interação com fungos simbiontes nativos ainda não pode ser encontrada na literatura. O objetivo deste trabalho foi avaliar a interação entre microrganismos nativos e fungos micorrízicos arbusculares no crescimento de P. millegrana Schrad. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado composto por sete tratamentos (controle, sem inoculação; inoculante microbiano nativo; nativo + UFLA05 Gigaspora albida; nativo + UFLA351 Rhizoglomus clarum; nativo + UFLA372 Claroideoglomus etunicatum; nativo + UFLA401 Acaulospora morrowiae e mistura de todos tratamentos), em substrato à base de areia autoclavada e pó de coco, na proporção de 2:1, com oito repetições. As variáveis analisadas foram: colonização micorrízica e por fungos endofíticos, número de esporos micorrízicos, matéria seca da parte área e da raiz, comprimento e volume da raiz, número de perfilhos e dependência micorrízica. O P. millegrana foi colonizado por fungos micorrízicos arbusculares e por fungo endofítico “dark septate”. A esporulação de fungos micorrízicos arbusculares associados ao P. millegrana foi influenciada pela colonização micorrízica, a depender da interação fungo-planta. O P. millegrana foi responsivo a inoculante nativo + UFLA05 (Gigaspora albida) e nativo + UFLA351 (Rhizoglomus clarum). Não houve correlação entre a emissão de perfilhos e a colonização micorrízica.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).