O ÓLEO ESSENCIAL DE FOLHAS DE Croton pulegiodorus Baill APRESENTA ATIVIDADE INSETICIDA SOBRE Sitophilus zeamais Motschulsky
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21252019v32n208rcPalavras-chave:
Produtos naturais. Euphorbiaceae. Curculionidae. Milho armazenado.Resumo
O presente estudo teve o objetivo de avaliar os efeitos do óleo essencial de Croton pulegiodorus Baill sobre oito populações de Sitophilus zeamais Motschulsky com diferentes padrões de susceptibilidade a inseticidas sintéticos. As populações foram obtidas de Sete Lagoas-MG, Jacarezinho-PR, Bom Conselho-PE, Garanhuns-PE, Jupi-PE, Lajedo-PE, São João-PE e Serra Talhada-PE. Para estimar as concentrações letais (CL50 e CL90) do óleo para cada população, foram realizados testes de fumigação. A susceptibilidade de S. zeamais ao óleo essencial variou entre as populações. Garanhuns e Bom Conselho foram considerados padrões de susceptibilidade, apresentando as menores CL50 (3,40 μL L-1 de ar) e CL90 (9,60 μL L-1 de ar) para C. pulegiodorus. A população de Jupi apresentou as maiores CL50 (14,49 μL L-1 de ar) e CL90 (19,60 μL L-1 de ar) para C. pulegiodorus. A razão de resistência variou de 1,84 vezes para população de São João a 4,26 vezes para a população de Jupi. Assim, o óleo essencial de C. pulegiodorus apresentou efeito fumigante causando mortalidade em todas as populações de S. zeamais utilizadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).