VIABILIDADE PRODUTIVA E RENTABILIDADE DO CONSÓRCIO CENOURA x CAUPI USANDO DIFERENTES QUANTIDADES DE Calotropis procera
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21252019v32n107rcPalavras-chave:
Calotropis procera. Daucus carota. Adubo verde. Vigna unguiculata. Consorciação de culturas.Resumo
Sistema consorciado e uso de adubação verde com espécies espontâneas tem sido um método alternativo de cultivo aplicado ao setor produtivo de hortaliças na região semiárida nordestina. O objetivo deste trabalho foi determinar qual quantidade de Calotropis procera deve ser incorporada ao solo para proporcionar o melhor desempenho produtivo das culturas componentes e aumentar a rentabilidade do consórcio de cenoura e caupi. O delineamento experimental utilizado foi de blocos completos casualizados com cinco repetições. Os tratamentos consistiram de quatro quantidades de C. procera incorporadas ao solo: 10, 25, 40 e 55 t ha-1, em base seca. As características avaliadas neste sistema consorciado foram: produtividade comercial de raízes de cenoura, produtividade de grãos verdes de caupi, índices de uso eficiente da terra das culturas componentes e do consórcio, escore da variável canônica da associação e os indicadores econômicos renda bruta, renda líquida, taxa de retorno e margem de lucro líquido. A máxima eficiência agronômica do consórcio cenoura x caupi foi alcançada no índice de uso eficiente da terra de 1,12, utilizando-se 43,39 t ha-1 de biomassa de C. procera incorporada ao solo, enquanto a eficiência econômica máxima da associação cenoura x caupi foi obtida com a renda líquida de R$ 17.856,43 ha-1, na quantidade de 40,60 t ha-1 de biomassa de C. procera adicionada ao solo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).