ZINC ADSORPTION IN BENTONITE CLAY: PARTICLE SIZE AND pH INFLUENCE
Resumo
Resumo - Em estudos ambientais é importante se conhecer o processo de adsorção de metais pesados em minerais argilosos, uma vez que eles são capazes de imobilizar estes metais. Sabendo-se que a adsorção de cátions é influenciada por vários fatores, o objetivo desta pesquisa foi estudar o processo de adsorção de zinco pela argila bentonita e avaliar a influência do tamanho das partículas de argila e pH da solução sobre este processo. A fim de quantificar o zinco adsorvido, 2 g de argila bentonita, seca à temperatura ambiente e passada em peneira de malha de 0,5 e 2,0 mm de diâmetro, foram equilibradas durante 24 horas com 20 ml de água contendo diferentes quantidades de zinco (10, 15, 20, 30, 50, 100, 150 e 200 mg L-1), ajustadas a pH 4 e 6. Os dados experimentais foram ajustados à equação de adsorção de Langmuir, na sua forma linearizada, obtendo-se assim, os valores da capacidade máxima de adsorção e da constante relacionada com a energia de ligação. Os resultados mostraram que a equação de Langmuir foi adequada para descrever a adsorção de zinco nos diferentes valores de pH e tamanhos de partículas da argila bentonita. A adsorção de zinco pela argila bentonita variou com o pH e com o tamanho das partículas, diminuindo à medida em que estes aumentaram. A capacidade máxima de adsorção de 3,24 mg g-1, foi obtida em pH 4 usando as partículas de argila bentonita com tamanho < 0,5 mm.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).