ESCÓRIA DE SIDERURGIA E CALCÁRIO NA CORREÇÃO DA ACIDEZ DO SOLO E NA DISPONIBILIDADE DE CÁLCIO, MAGNÉSIO E FÓSFORO
Resumo
As escórias de siderurgia representam uma alternativa recomendável em substituição às fontes tradicionais de corretivos ou fertilizantes. Este trabalho objetivou avaliar diferentes níveis de saturação por bases, utilizando escória de siderurgia, comparando-a com calcário dolomítico na correção da acidez do solo e na disponibilidade de cálcio, magnésio e fósforo. Para isto, realizou-se um ensaio de incubação com solo, em laboratório, durante um período de 60 dias. Os tratamentos constaram de duas fontes de corretivos, calcário dolomítico e escória de siderurgia, oito níveis de correção, estimados pelo método da saturação por base (V%) (56, 58, 60, 62, 65, 67, 69 e 71 %) e duas repetições. Após o período de incubação as amostras do solo foram analisadas quimicamente. Todos os corretivos foram eficientes na correção da acidez do solo, especialmente quando se utilizou escória de siderurgia. Os teores de Ca + Mg aumentaram em função das doses crescentes dos corretivos, diminuindo a relação K (Ca2+ + Mg2+)-0,5. A reação de neutralização da acidez do solo foi mais rápida com o uso da escória de siderurgia. Os teores de P disponível no solo não aumentaram em função da aplicação dos corretivos ao soloDownloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).