MICROSCOPIA ÓPTICA E MEV NA IDENTIFICAÇÃO DE MATERIAL OBSTRUIDOR DE GOTEJADORES EM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO LOCALIZADA
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21252018v31n423rcPalavras-chave:
Obstrução. Água. Gotejadores de irrigação localizada.Resumo
O objetivo da pesquisa foi aplicar as técnicas de microscopia óptica e Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) para identificar e avaliar os causadores da obstrução dos gotejadores de irrigação localizada. Três modelos de gotejadores (Taldrip, Streamline e Tiran) foram submetidos a 1200 horas de irrigação com três tipos de efluentes: água residuária de esgoto doméstico tratado água com elevado teor de cálcio e água de abastecimento urbano. Amostras do material aderida no interior dos gotejadores foram analisadas pelo método de esfregaço para fazer a identificação biológica, outras amostras foram retiradas para realizar as imagens com MEV. Foi possível verificar a presença de algas, bactérias e componentes biológicos do biofilme, tanto nos gotejadores operando com água residuária, quanto naqueles que operavam com água com cálcio, esta última em menor quantidade. Nas imagens com MEV foi possível verificar a formação de biofilme que causou a obstrução dos emissores e também os precipitados químicos de cálcio. A análise por MEV e microscopia óptica permitiu identificar o grau de incrustação por biofilme e precipitados químicos na obstrução de gotejadores.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).