SELETIVIDADE DE BENTAZON E NICOSULFURON PARA Crotalaria spectabilis EM CONSÓRCIO COM A CULTURA DO MILHO
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21252019v32n211rcPalavras-chave:
Adubo verde. Crotalária. Fitointoxicação. Interferência. Semeadura simultânea.Resumo
O consórcio de milho com crotalária possibilita o melhor aproveitamento do ano agrícola, tendo no mesmo período o retorno econômico com a produção de grãos e os benefícios da leguminosa. Objetivou-se com esse trabalho, estudar a seletividade dos herbicidas bentazon e nicosulfuron para Crotalaria spectabilis, o controle de plantas daninhas e o desenvolvimento do milho no sistema de consórcio. Dois experimentos foram desenvolvidos em campo, um no período de safrinha e outro no período de safra. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, com 14 tratamentos e quatro repetições. Foram estudados oito tratamentos com herbicidas: bentazon (720 e 960 g i.a. ha-1), nicosulfuron (16 e 48 g i.a. ha-1) e bentazon + nicosulfuron (720 + 16; 720 + 48; 960 + 16; 960 + 48 g i.a. ha-1). Além disso, foram mantidas seis testemunhas: milho e crotalária solteiros (com e sem plantas daninhas), milho e crotalária em consórcio (com e sem plantas daninhas). O herbicida bentazon isolado, nas duas dosagens testadas, foi seletivo para C. spectabilis. Nicosulfuron a 48 g i.a. ha-1, isolado ou em mistura com bentazon, promoveu o melhor controle das plantas daninhas. O milho afetou a capacidade de recuperação das plantas de crotalária tratadas com herbicidas. No consórcio de milho com C. spectabilis, tanto na safrinha como na safra, houve bons resultados de produtividade do milho e acúmulo de massa pela leguminosa sem a necessidade de aplicação de herbicidas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).