RENDIMENTOS DE GRÃOS E ANÁLISE DE TRILHA NA AVALIAÇÃO DE VARIEDADES TRADICIONAIS DE FEIJÃO-CAUPI
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21252019v32n202rcPalavras-chave:
Vigna unguiculata. Variedades crioulas. Feijão-de-corda. Feijão macassar. Componentes do rendimento.Resumo
O feijão-caupi é uma das principais culturas alimentícias do Nordeste brasileiro e, por essa razão, existe interesse em melhorá-la geneticamente. Foram coletadas variedades tradicionais dessa cultura no Estado do Rio Grande do Norte e as mais promissoras foram avaliadas no presente trabalho. Objetivou-se identificar as mais produtivas e distinguir, entre as características avaliadas, a que possui o maior efeito direto sobre o rendimento de grãos, para fins de melhoramento. Doze variedades foram avaliadas em blocos ao acaso com cinco repetições em dois experimentos. Um dos experimentos foi irrigado. O outro experimento foi realizado na época das chuvas, mas requereu irrigação devido à ausência quase que total de chuvas. As variedades Baraúna e Carnaubais foram as mais produtivas nos dois experimentos. No experimento realizado com irrigação foi destaque a variedade Campo Grande. Sob condições de sequeiro (com chuvas) destacaram-se também as variedades José da Penha, Lagoa de Pedra, Umarizal e Upanema. O número de vagens por planta foi o principal caráter a influenciar o rendimento de grãos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).