DINÂMICA DO CRESCIMENTO DE CULTIVARES DE GERGELIM
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21252018v31n430rcPalavras-chave:
Sesamum indicum. Área foliar. Época de coleta. Parâmetros fisiológicos.Resumo
O gergelim é uma cultura de elevada complexidade morfofisiológica, com grande variabilidade no hábito de crescimento. A análise quantitativa do crescimento é uma ferramenta acessível e precisa para avaliar o desenvolvimento vegetal e a contribuição de diferentes processos fisiológicos sobre o seu desempenho. Nesse sentido, objetivou-se avaliar o crescimento de cultivares de gergelim em duas épocas de cultivo nas condições de Mossoró-RN. Foram instalados dois experimentos na Horta Didática da UFERSA. O delineamento experimental em cada época foi em blocos casualizados completos, com quatro repetições. Os tratamentos foram dispostos em parcelas subdivididas, onde as parcelas foram representadas pelas cultivares de gergelim: CNPA G2, CNPA G3 e CNPA G4 e as subparcelas consistiram das épocas de coletas (21; 35; 49; 63; 77; 91 e 105 DAS). O crescimento das cultivares de gergelim é lento no início do ciclo vegetativo da cultura, se intensificando no início do florescimento (após os 35 DAS). Entre os índices fisiológicos estudados, a cultivar CNPA G4 apresenta ser mais eficiente em relação ao crescimento, podendo ser variado dependendo da época de cultivo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).