POPULAÇÃO DE PLANTAS E NITROGÊNIO PARA FEIJOEIRO CULTIVADO EM SISTEMA DE PLANTIO DIRETO
Palavras-chave:
Phaseolus vulgaris L. Nitrogênio. Espaçamentos entrelinhas. Plantio direto.Resumo
A disponibilidade de nitrogênio interfere na quantidade de matéria seca produzida pelo feijoeiro acarretando fechamento mais cedo ou mais tarde das entrelinhas. Assim, o objetivo foi avaliar a resposta do feijoeiro cultivado em três populações de plantas (200; 240 e 300 mil plantas por ha), no período “de inverno”, à aplicação de nitrogênio na semeadura (10 e 20 kg ha-1) e doses crescentes de nitrogênio em cobertura (zero, 25, 50, 75 e 100 kg ha-1). O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso disposto em um esquema fatorial 3x2x5, com quatro repetições. Pelos resultados obtidos conclui-se que: populações menores proporcionaram aumento significativo de produtividade. Doses de nitrogênio na semeadura (10 ou 20 kg ha-1) não alteraram a produtividade do feijoeiro. O fornecimento de doses crescentes de nitrogênio em cobertura proporcionou aumento significativo da produtividade, sendo que a adubação com 100 kg ha-1 de N em cobertura aumentou, em média, 20% a produtividade em relação à testemunha.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).