CONCENTRADO EMULSIONÁVEL ÓLEO-EM-ÁGUA (O/W) DE ISHPINK (Ocotea quixos) COM ESTABILIDADE TÉRMICA
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21252019v32n303rcPalavras-chave:
Emulsões óleo-em-água. Valor de HLB. Óleo essencial. Diagramas de fase.Resumo
O Equador tem um grande número de espécies nativas com propriedades fungicidas, herbicidas e inseticidas, das quais várias foram estudadas, no entanto, muito poucas espécies de plantas têm sido aplicadas no desenvolvimento de produtos comerciais. O Ocotea quixos, é uma planta indígena da Amazônia equatoriana, com propriedades fungicidas. Neste trabalho, nos concentramos na elaboração de um concentrado emulsionável que seja fisicamente estável para uso na indústria agrícola. O estudo teve como objetivo determinar a formulação adequada para preparar um concentrado emulsionável com estabilidade termodinâmica. Para a formulação, foi utilizado óleo essencial de Ocotea quixos com de cinamaldeído como ingrediente ativo, com solvesso 100 como solvente, dois emulsionantes não iónicos (Span-20, Tween-20) e fenil sulfonato de cálcio como emulsionante aniônico para obter um produto estável. Os resultados mostraram que o concentrado emulsionável OC5C possui as melhores características de estabilidade com o balanço hidrofílico lipofílico (HLB) dentro da faixa de 14 a 16 em temperatura ambiente assim como alta e baixa temperatura com tamanho de gota entre 3 e 4 μm.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).