SUPRESSÃO DE Urochloa brizantha e U. ruziziensis POR SUBDOSES DE GLYPHOSATE
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21252019v32n302rcPalavras-chave:
Plantas daninhas. Sistema Plantio Direto. Cultivos consorciados. Integração lavoura pecuária.Resumo
O consórcio de espécies de Urochloa com milho é uma alternativa para viabilizar o Sistema Plantio Direto, além de influenciar na comunidade de plantas daninhas. Assim torna-se importante pesquisar subdoses do herbicida glyphosate para o manejo da gramínea no consórcio, para evitar perdas de produção de grãos e viabilizar o consórcio em áreas agrícolas. Objetivou-se avaliar subdoses de glyphosate na supressão de Urochloa brizantha cv. Marandu e Urochloa ruziziensis e o controle de plantas daninhas. Dois ensaios foram conduzidos em campo em delineamento experimental de blocos casualizados, com quatro repetições e oito tratamentos, formados por doses crescentes do herbicida glyphosate (0; 54; 108; 270; 378; 540; 756 e 1.080 g de e.a. ha-1). Em todos os tratamentos foram adicionados 1.200 g de i.a. ha-1 de atrazine. Foram realizadas avaliações de fitointoxicação de plantas de braquiária aos 7, 14, 21 e 28 dias após a aplicação. E aos 80 e 125 dias após a semeadura foram realizadas avaliações de produção de massa seca total, massa seca de folha, massa seca de colmos, relação folha:colmo e altura do dossel, além da densidade e produção de massa seca da comunidade de plantas daninhas. Subdoses de glyphosate abaixo de 238 e de 105 g de e.a. ha-1 possui potencial para serem pesquisadas visando o manejo de U. brizantha cv. Marandu e U. ruziziensis, respectivamente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).