ESTATÍSTICA MULTIVARIADA APLICADA NA CARACTERIZAÇÃO AMBIENTAL DE SOLOS EM REGIÃO SEMIÁRIDA
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21252019v32n120rcPalavras-chave:
Análise fatorial. Análise de agrupamentos Hierárquicos. Solos antropizados.Resumo
O solo é um sistema dinâmico e complexo ao ser estudado, que demanda para fins de pesquisa um considerável número de amostras e análises. Com os métodos estatísticos multivariados podem-se criar condições mais favoráveis ao analisar as amostras, i.e. redução e simplificação estrutural dos dados. Este trabalho tem por objetivo empregar a ferramenta de análise estatística multivariada, por meio da análise fatorial (AF) e de agrupamentos hierárquicos, na caracterização ambiental de solos em regiões semiáridas, considerando aspectos antrópicos (uso e ocupação do solo) e topográficos (altitude e declividade), além de atributos físicos e químicos (umidade, granulometria, resistência à penetração e matéria orgânica), utilizando como estudo de caso a Microbacia Hidrográfica do São José (MHSJ), localizada na Região do Cariri cearense. A AF foi realizada pelo método dos componentes principais, empregando a rotação varimax normalizada. Na análise de agrupamento hierárquico foi utilizado o método do “vizinho mais distante” como critério hierárquico de agrupamento, com medida de dissimilaridade dada pela “distância euclidiana quadrada”. A AF demonstrou que dois fatores explicam 75,76% da variância total dos dados. A análise de agrupamentos hierárquicos aglomerou as amostras em três grupos com características similares: um com amostras coletadas em uma área de floresta preservada e dois com amostras coletadas em áreas com solos mais antropizados. Isso indica que a ferramenta estatística utilizada apresentou sensibilidade para distinguir os solos mais conservados e os solos com diferentes níveis de antropização.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).