EFEITOS DE DIFERENTES CONDIÇÕES DE ÁGUA SOBRE O CRESCIMENTO DE ARROZ NA FASE DE MUDAS
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21252019v32n217rcPalavras-chave:
Condição aeróbica. Atividade enzimática. Capacidade fotossintética.Resumo
A escassez de água levou à adoção de tecnologia de irrigação que economiza água em todo o mundo. A irrigação por gotejamento tem sido usada para o cultivo de arroz em Xinjiang, China. Pesquisadores relataram 12,0 t/ha de rendimento; no entanto, o arroz irrigado por gotejamento produz cerca de 6-8 t/ha na prática, e está claro que a deficiência de água explica essa lacuna. Portanto, o objetivo deste experimento foi comparar o crescimento, as características fotossintéticas e a atividade antioxidante do arroz cultivado em solução nutritiva com potencial hídrico de 0,00, -0,02, -0,05 e -0,09 MPa [0, 2,5, 5,0 e 7,5 % polietilenoglicol (PEG), respectivamente], para determinar as condições ótimas da água para o arroz irrigado por gotejamento. Não houve diferença significativa entre os tratamentos 0, 2,5 e 5,0% de PEG para a taxa de crescimento relativo e o conteúdo relativo de água após 10 e 20 dias. No entanto, os tratamentos de 2,5 e 5,0% de PEG afetaram substancialmente a capacidade fotossintética e a atividade das enzimas antioxidantes após 10 e 20 dias. O tratamento com 7,5% de PEG inibiu o crescimento das brotações. Houve uma redução significativa na atividade das enzimas antioxidantes. O cultivo de arroz que economiza água, como o arroz irrigado por gotejamento, sofreu um leve estresse hídrico de -0,02 a -0,05 Mpa, mas isso não inibiu o crescimento. A quantidade de irrigação deve ser aumentada para obter maiores rendimentos de arroz sob condições de irrigação por gotejamento.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).