PRODUTIVIDADE E CARACTERÍSTICAS BIOMÉTRICAS DO MILHO SUBMETIDO A POPULAÇÕES DE PLANTAS E DOSES DE TRINEXAPAC-ETHYL
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21252019v32n311rcPalavras-chave:
Aussombreamento. Densidade de plantas. Regulador de crescimento. Zea mays L.Resumo
O uso de biorreguladores na agricultura pode alterar a morfologia das plantas de milho, aumentando a produtividade da cultura pela possibilidade do incremento populacional. O trabalho objetivou avaliar os efeitos de populações de plantas associadas às doses de trinexapac-ethyl (TE) sobre as características biométricas da parte aérea e a produtividade de grãos de cultivares de milho contrastantes quanto à arquitetura de plantas. Experimentos foram conduzidos a campo, em duas safras, com os híbridos 2B710 HX (folha plana) e Status TL (folha ereta), utilizando blocos casualizados (quatro repetições) com tratamentos em esquema fatorial 5 x 5, sendo cinco populações de plantas (40; 60; 80; 100 e 120 mil plantas ha-1) e cinco doses de TE (0; 100; 200; 300 e 400 g de i.a. ha-1), aplicadas via pulverização foliar no estádio V6. Foram avaliadas as alturas de plantas e de inserção da espiga, o diâmetro do colmo, o índice de área foliar e a produtividade de grãos. O incremento na população aumenta a altura de plantas, a inserção da espiga e o índice de área foliar, porém reduz o diâmetro do colmo. O biorregulador TE reduz as alturas de plantas e de inserção da espiga. A interação de população de plantas e TE favorece a produtividade do milho, com maiores valores observados nas combinações de 93,4 mil plantas ha-1 com a dose de 176 g ha-1 de TE para o híbrido 2B710 HX e 92,2 mil plantas ha-1 com a dose de 251 g ha-1 de TE para o híbrido Status TL.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).