REAÇÃO DE CULTIVARES E CLONES DE BATATA A Phytophthora infestans
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21252019v32n212rcPalavras-chave:
Solanum tuberosum. Requeima. Patótipos. Resistencia a doenças.Resumo
A reação in vitro e a campo de 23 cultivares e clones de batata a dois isolados de Phytophthora infestans foram avaliadas utilizando-se dois métodos. No teste in vitro, utilizou-se o método de folíolos destacadas cuja severidade da doença foi avaliada 6 dias após a inoculação. Os experimentos de campo foram conduzidos no outono de 2013, em dois locais distintos do Município de Pelotas, Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Foram realizadas sete avaliações da severidade da doença; e, a partir desses valores, foi calculada a área abaixo da curva de progresso da doença (AACPD). Os tubérculos foram colhidos para determinar o rendimento (g parcela-1). O isolado do grupo de compatibilidade A2 foi o mais agressivo para a maioria dos genótipos de batata. Com base nos valores de AACPD foi possível agrupar as diferentes reações dos genótipos de batata. Os clones C2553-1-06, C2573-4-06, C2550-4-06, C2551-2-06 e CIP392,617.54 apresentaram resistência moderada a alta aos dos isolados de P. infestans. Os valores de severidade e AACPD obtidos in vitro e nos testes a campo foram correlacionados positivamente para ambos os isolados de P. infestans, porém, em algumas interações, foram observadas inconsistências. A produção de tubérculos foi negativamente correlacionada com a AACPD.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).