SELEÇÃO DE ACESSOS DE PIMENTA COM POTENCIAL ORNAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21252019v32n230rcPalavras-chave:
Cores. Descritores morfológicos. Frutos. Germoplasma.Resumo
Planta ornamental é toda aquela cultivada por sua beleza e que normalmente é usada em jardinagem e paisagismo. A variada cor da folhagem e os frutos coloridos que caracterizam as pimentas ornamentais garantem uma exibição vívida e brilhante em jardins que rivaliza com outras ornamentais. No presente estudo, objetivou-se avaliar o potencial uso ornamental de oito acessos de pimenta, Capsicum annuum, procedentes do Banco Ativo de Germoplasma de Capsicum (BAGC) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) por meio de descritores qualitativos e quantitativos. O experimento foi conduzido em telado, localizado no Departamento de Fitotecnia, do Centro de Ciências Agrárias, da UFPI, onde os acessos foram avaliados em delineamento inteiramente ao acaso, com oito repetições, sendo uma planta por parcela, e caracterizados com base em 35 descritores, sendo 23 qualitativos multicategóricos e 12 quantitativos. Os dados dos descritores quantitativos foram submetidos à análise de variância univariada, seguida do agrupamento das médias por meio do teste de Scott-Knott, a 5% de probabilidade, já os dados dos descritores qualitativos multicategóricos foram ponderados a partir da moda observada. Os oito acessos avaliados possuem potencial ornamental e estão dentro dos padrões estabelecidos pelo Instituto Brasileiro de Floricultura, sendo que os acessos BAGC 98, 100, 203, 207, 224 e 236 foram adequados para o cultivo em vasos, enquanto que BAGC 220, para cultivo em jardins. O acesso BAGC 199 destacou-se como o mais promissor por corresponder a todos os critérios de qualidade para porte, folhagem, flores e frutos propostos pela Cooperativa Veiling Holambra.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).