ACÚMULO DE PROLINA E AMINOÁCIDOS EM CULTIVARES DE FEIJÃO CAUPI COM TOLERÂNCIA DIFERENCIAL À SALINIDADE
Palavras-chave:
salinidade, feijão caupi, solutosResumo
Este trabalho teve por objetivo o estudo do acúmulo de prolina e aminoácidos em dois cultivares de feijão caupi, previamente identificados como tolerante (Pitiúba) e sensível à salinidade (TVu 2331), ao longo do tempo de exposição ao estresse. Plantas de ambos os cultivares foram expostas 75 mM de NaCl (estresse salino), adicionados a taxa de 25 mM dia-1 em solução nutritiva e seu comportamento foi comparado com o de plantas controle, mantidas nas mesmas condições ambientais. De forma geral, o estresse salino inibiu mais o crescimento no cultivar TVu 2331. As plantas estressadas deste cultivar apresentaram um maior acúmulo de prolina em suas folhas, sugerindo a existência de um mecanismo de proteção. O cultivar TVu 2331 também apresentou tendência de acúmulo de aminoácidos nas folhas e raízes, que pode ter ocorrido em função da maior inibição no seu crescimento.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).