DESCRITORES MORFOMÉTRICOS E QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES PARA SELEÇÃO DE MATRIZES DE Aspidosperma pyrifolium Mart.
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21252019v32n319rcPalavras-chave:
Biometria. Diversidade genética. Florestas secas. Pereiro.Resumo
Aspidosperma pyrifolium Mart. (Apocynaceae) é uma espécie arbórea com elevado potencial ecológico e econômico, por isso, evidencia-se a necessidade de seleção de árvores para a produção de sementes de alta qualidade. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi selecionar matrizes de A. pyrifolium com base nos descritores morfométricos de frutos e de sementes e na qualidade fisiológica de sementes provenientes de uma população natural. Para isso, onze árvores de A. pyrifolium foram selecionadas, cujos frutos e sementes foram submetidos à análise biométrica, bem como realizada a avaliação da qualidade fisiológica das sementes. Os caracteres morfométricos de frutos e de sementes, e a qualidade fisiológica das sementes evidenciaram diferenças e variações entre as sementes oriundas das diferentes árvores de A. pyrifolium, tornando possível agrupá-las conforme o grau de similaridade. Assim, foram selecionadas sete árvores como matrizes produtoras de sementes baseado na qualidade fisiológica superior e na maior dissimilaridade genética.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).