PRODUÇÃO DE MILHO (Zea mays L.) EM CONSÓRCIOS COM GRAMÍNEAS FORRAGEIRAS
Palavras-chave:
Sistema de produção, Biomassa e Sustentabilidade de produçãoResumo
Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito do cultivo consorciado do milho com gramíneas forrageiras, visando maximizar a produção de grão e aumentar disponibilidade de pastagens para alimentação animal. Os tratamentos consistiram do cultivo de milho DKB-950 (Híbrido Simples Modificado), sobre três espécies de gramíneas (Brachiaria decumbens, Brachiaria brizantha e Panicum maximum cv. Tanzânia) em sistema Integração Lavoura-pecuária e Preparo convencional do solo. Em fundação aplicou-se 0, 35, 50 e 4 kg ha-1 de N, P, K e Zn respectivamente na forma de sulfato de amônio, superfosfato simples, sulfato de potássio e Sulfato de zinco. Em cobertura aplicou se 120 kg ha-1 de N. O espaçamento utilizado foi de 0,80 x 0,20 m, em blocos casualizados com quatro repetições. Os componentes da produção do milho não foram afetados pelos sistemas de consórcios estudados, exceto para o número de espigas e produtividade de grãos, onde o milho cultivado sobre o B. decumbens (4.787 kg ha-1) foi superior quando cultivado com a Tanzânia (3.683 kg ha-1) e. O acúmulo de matéria seca nas gramíneas apresentou diferença significativa nos referidos tratamentos, na qual a Tanzânia apresentou maior acúmulo de matéria secaDownloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).