TEMPERATURA, SUBSTRATO E CONDIÇÃO DE LUMINOSIDADE NA GERMINAÇÃO DE SEMENTES DA CHIA
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21252019v32n214rcPalavras-chave:
Lamiaceae. Salvia hispanica. Potencial germinativo. Fotoblastismo.Resumo
Este trabalho teve como objetivo avaliar a temperatura, o substrato e a luminosidade na germinação de sementes de chia, a fim de determinar procedimentos adequados para um teste de germinação. O experimento consistiu de um delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 4 x 5 x 2 (quatro substratos x cinco temperaturas x duas condições de luminosidade), com quatro repetições. As seguintes variáveis foram analisadas: primeira contagem de germinação; germinação; índice de velocidade de germinação e tempo médio de germinação. A germinação apresentou as maiores porcentagem de germinação a 15, 20, 25 e 30 °C para os substratos em papel, rolo de papel e areia; no entanto, na presença de luminosidade, o substrato em papel, a 25 °C, diferiu de todos os demais, resultando na maior média. Para todos os substratos, a menor germinação foi obtida a 35 °C, comprovando que o uso de altas temperaturas reduz a germinação das sementes de chia. O índice de velocidade de germinação apresentou os maiores valores a 25 e 30 °C para substratos em papel, rolo de papel e areia, tanto na presença quanto na ausência de luminosidade. Sementes de chia são consideradas como fotoblasticas neutras. O teste de germinação deve ser realizado com o substrato em papel, a 25 °C, com duração de sete dias, sendo a primeira contagem realizada aos quatro dias após a instalação do teste.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).