SUPERAÇÃO DA DORMÊNCIA EM SEMENTES DE MANIÇOBA ARMAZENADAS
Palavras-chave:
Manihot spp., embalagem, viabilidade e vigor.Resumo
A maniçoba, forrageira nativa do semi-árido vem sendo muito utilizada como ração animal. Suas sementes apresentam dormência, com germinação lenta e irregular, o que torna sua propagação problemática. Dessa forma, o presente trabalho objetivou estudar metodologias para superação da dormência de sementes de três espécies de maniçoba (Manihot glaziovii, M. pseudoglaziovii e M. piauhyensis), acondicionadas em embalagens de papel e plástico e armazenadas. As sementes foram oriundas de diferentes procedências: Areia e Barra de Santa Rosa - PB; Araripina e Petrolina - PE. No laboratório de análise de sementes do CCA-UFPB foram homogeneizadas, acondicionadas nas embalagens de papel e plástico e armazenadas por cinco meses. A cada mês, as sementes foram submetidas ou não a estratificação seguida de escarificação, para ensaio de emergência e vigor. A análise estatística foi realizada segundo o esquema fatorial 2x2x5 (sementes com e sem superação da dormência; embalagens e períodos de armazenamento), em delineamento experimental inteiramente casualizado, com quatro repetições de 25 sementes. As variáveis estudadas foram emergência e índice de velocidade de emergência. Das três procedências analisadas, as sementes de Barra de Santa Rosa, submetidas à superação da dormência exibiram maior qualidade fisiológica independentemente da embalagem utilizada ao longo do armazenamento.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).