PRODUÇÃO, COMPOSIÇÃO DO LEITE E CONCENTRAÇÃO DE NITROGÊNIO URÉICO NO SORO DE VACAS ALIMENTADAS COM CANA-DE-AÇÚCAR CORRIGIDA
Palavras-chave:
atividade leiteira, lactose, farelo de soja, uréiaResumo
Com o objetivo de avaliar a produção e composição do leite de vacas alimentadas com dietas à base de cana-de-açúcar, cujos teores de proteína bruta foram corrigidos com concentrado à base de farelo de soja ou diferentes níveis de uréia mais sulfato de amônia, foram utilizados 12 vacas da raça Holandesa malhada de preto pura ou mestiça, mantidas em baias individuais tie stall, alimentadas ad libitum duas vezes ao dia. A relação volumoso:concentrado no início do experimento foi de 55:45%, correspondendo a 1kg de ração concentrada para cada 2kg de leite produzido. Os animais foram distribuídos em três quadrados latinos 4x4, de acordo com o período de lactação. A duração de cada período foi de 17 dias, sendo os 10 primeiros de adaptação e os demais para a coleta de dados. O experimento foi composto de quatro tratamentos que utilizou uma dieta à base de cana-de-açúcar com farelo de soja e três outras com 0,4; 0,8 e 1,2% da mistura uréia e sulfato de amônia (9:1). Não houve diferença entre as dietas para produção de leite sem e com correção para 3,5% de gordura, composição do leite e concentrações de nitrogênio uréico no soro (NUS). Quando se comparou a dieta com concentrado à base de farelo de soja com os diferentes níveis de uréia. O farelo de soja pode ser utilizado para a correção protéica da cana-de-açúcar. Para a correção utilizando a mistura uréia mais sulfato de amônia (9:1) recomenda-se o nível de 1,2%.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).