TOLERÂNCIA DO SABIÁ (Mimosa caesalpiniifolia Benth) À SALINIDADE DURANTE A GERMINAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DE PLÂNTULAS
Palavras-chave:
SabiáResumo
RESUMO - Um experimento foi conduzido no Departamento de Fitossanidade, da Escola Superior de Agricultura de Mossoró – RN, durante o período de outubro a novembro de 2003, com o objetivo de verificar o efeito dos sais na germinação das sementes e no desenvolvimento das plântulas de sabiá ( Mimosa caesalpiniaefolia Benth) submetido a diferentes níveis de salinidade. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado, com 4 tratamentos e com 4 repetições de cinqüenta sementes. Os tratamentos foram compostos por quatro níveis de salinidade: a testemunha (0,614 dS/m) e três soluções salinas a 10, 20 e 30 dS/m. As sementes foram incubadas na areia esterilizada em caixotes de madeira. As características avaliadas foram: porcentagem de germinação, índice de velocidade de germinação (IVG), altura de plântulas, número de folhas e massa fresca e seca de plântulas. Foi observado que a salinidade interfere na germinação do sabiá, de maneira a reduzir a altura de plântulas e a velocidade de germinação. Palavras-chave: Mimosa caesalpiniaefolia Benth, vigor, mudas.Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).