TESTE DE DETERIORAÇÃO CONTROLADA PARA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE JILÓ
Palavras-chave:
Solanum gilo, vigor, potencial fisiológico.Resumo
O teste de deterioração controlada tem sido um procedimento usado com freqüência para avaliar o vigor de diversas espécies, podendo ser uma alternativa para avaliação do vigor em sementes de jiló. Nesse sentido, o presente trabalho teve por objetivo estudar a metodologia do teste de deterioração controlada, procurando-se verificar sua eficiência para identificação de diferentes níveis de vigor de lotes de sementes de jiló, (Solanum gilo Raddi), cv. Verde Claro Comprido. Para tanto, cinco lotes de sementes foram submetidos aos testes de germinação, primeira contagem de germinação, emergência de plântulas em casa de vegetação e deterioração controlada (sementes com graus de umidade de 19%, 21% e 24%, a 45ºC, durante 24 e 48 horas). A combinação entre 24% de água/24 h a 45ºC no teste de deterioração controlada mostrou-se eficiente para detectar diferenças de vigor entre lotes de sementes de jiló.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).