ZINCO E COBRE EM PINHÃO MANSO. I. CRESCIMENTO INICIAL DA CULTURA
Palavras-chave:
micronutrientes, Jatropha curcas, crescimentoResumo
O cultivo do pinhão manso (Jatropha curcas), vem despertando grande interesse para a produção de óleo e biodiesel. Apesar da adubação mineral ser um importante fator no aumento da produção, poucas pesquisas têm sido feitas neste contexto, principalmente utilizando os elementos zinco e cobre. Objetivando avaliar os efeitos destes elementos no crescimento inicial do pinhão manso, dois experimentos foram conduzidos em casa de vegetação em Campina Grande, Estado da Paraiba, no período de julho a dezembro de 2007. Os vasos utilizados nos experimentos foram preenchidos com amostras de solo (Neossolo Quartzarênico) coletadas na camada superficial e passadas em peneira com malha de 5 mm de abertura. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com três repetições. Os tratamentos do primeiro e segundo experimentos consistiram de cinco níveis de Zn (0; 2; 4; 6 e 8 mg dm-3 ) e cinco níveis de cobre (0; 1; 2; 3 e 4 mg dm-3 ), os quais foram aplicados antes do plantio. Após o desbaste foi deixado em cada vaso uma planta; a irrigação foi feita sempre que necessário para manter a umidade próxima a capacidade de campo. Aos 40; 60; 80; 100 e 160 dias após o plantio foram avaliados os parâmetros altura de plantas, número e tamanho de folhas, diâmetro caulinar e produção de fitomassa na última etapa da avaliação das plantas. Nas condições em que os experimentos foram conduzidos os níveis de zinco e cobre não influenciaram nos parâmetros avaliados.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).