MODELO DE PROGRAMAÇÃO LINEAR PARA OTIMIZAÇÃO ECONÔMICA DO PROJETO DE IRRIGAÇÃO BAIXO ACARAÚ - CE
Palavras-chave:
Programação linear, padrão de cultivo, irrigaçãoResumo
O presente trabalho teve como objetivo utilizar um modelo de programação linear para otimizar o uso da água no Projeto de Irrigação Baixo Acaraú-CE propondo alternativas as culturas e áreas estabelecidas de 8,0 ha. O modelo visou a maximização da renda líquida do pequeno produtor, incorporando as restrições de disponibilidade de água, terra e mercado. Tomando-se por base a renda líquida das culturas consideradas e as restrições água, obtiveram-se as seguintes conclusões: 1. A disponibilidade de água estimada para o Projeto, não se mostrou limitante quanto ao uso total do recurso terra em seis dos sete planos de cultivo analisados. Ainda, considerando as condições de restrição de água, tal fator só se mostrou limitante quanto ao uso do recurso terra, ao restringir-se a disponibilidade de água em 60%; 2. A combinação de cultivo constituída por gravioleira e meloeiro foi a que apresentou maior nível de renda líquida, correspondendo a R$5.250,00/ha/ano, cuja área de plantio para cada cultivo, corresponde a 50% da área do lote; 3. O plano que sugere a substituição do cultivo da gravioleira, apresenta um decréscimo anual da renda líquida de 5,87%. Já o plano que substitui os cultivos da gravioleira e do meloeiro, apresenta uma redução de 33,8%.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).