SELEÇÃO DE GENÓTIPOS DE MILHO (ZEA MAYS L.) SUBMETIDOS A QUATRO DENSIDADES DE SEMEADURA NO MUNICÍPIO DE RIO LARGO-AL
Palavras-chave:
Genótipo, Densidade, Zea mays, Seleção.Resumo
O trabalho objetivou: Avaliar os efeitos de densidades de semeadura no comportamento de genótipos de milho; Selecionar os genótipos de maior adaptação e produtividade de grãos e a melhor densidade de semeadura no município de Rio Largo-AL. Avaliou-se os genótipos: UFAL-1, UFAL-4, UFAL-5, UFAL-7, SERTANEJO, CRUZETA e AL-30, e as densidades: 55.555, 66.666, 77.777 e 88.888 plantas.ha-1. Utilizou delineamento em blocos casualizados no esquema parcela subdividida com três repetições. As parcelas (4 fileiras 18mx0,9m) foram constituídas pelos genótipos e as subparcelas (fileiras 4,5mx0,9m) pelas densidades, com uma planta por cova. Determinou-se as variáveis: altura de planta e inserção da 1a espiga, diâmetro do colmo, tamanho da espiga e número de fileiras de grãos da espiga, índice de espigas e rendimento de grãos. A densidade de semeadura de 55.555 plantas.ha-1 promoveu melhor desempenho nas variáveis, altura de planta, diâmetro do colmo, tamanho da espiga, índice de espiga e rendimento de grãos, nos genótipos avaliados; Os genótipos AL-30 e UFAL-4 superaram os demais em rendimento de grãos; Houve baixa correlação das variáveis estudadas com o rendimento de grãos; A falta de água por ocasião do florescimento à maturação dos grãos impediu que os genótipos expressassem todo seu potencial. Palavras chave: Genótipo, Densidade, Zea mays, Seleção.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).