RENDIMENTO E QUALIDADE DA CANA-DE-AÇÚCAR IRRIGADA SOB ADUBAÇÕES DE NITROGÊNIO E POTÁSSIO EM COBERTURA
Palavras-chave:
Manejo de adubação, irrigação, açúcar, álcoolResumo
Com esse trabalho objetivou-se avaliar o efeito de diferentes níveis de adubação de nitrogênio mais potássio, aplicados em cobertura, no rendimento e na qualidade da cana-de-açúcar (Saccharum ssp., variedade SP 71 6949) sob regime de irrigação. O ensaio foi executado numa área da destilaria Miriri, município de Capim, PB. Os tratamentos foram constituídos por quatro níveis de adubação de cobertura: AC1- 85 kg ha-1 (44 kg de N mais 41 kg de K2O), AC2 - 167 kg ha-1 ( 86 kg de N mais 81 kg de K2O), AC3 - 305 kg ha-1 ( 157 kg de N mais 148 kg de K2O), AC4 - 458 kg ha-1 (236 kg de N mais 222 kg de K2O), dispostos em um delineamento experimental de blocos casualizados, com três repetições. As variáveis analisadas foram: produtividade de colmos (PC), percentagem de ºBrix, Pol e PCC, rendimento de açúcar e de álcool. Das variáveis analisadas apenas a produtividade de colmos foi afetada significativamente pela adubação de cobertura. A analise de regressão revelou que a maior produtividade de colmos (108,21 t ha-1), a máxima percentagem de PCC e ºBrix (14,35 e 20,40%) e o máximo rendimento de álcool (9948 L ha-1) foram obtidos com o nível de adubação de cobertura 458 kg ha-1 ( 236 kg de N mais 222 kg de K2O).Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).