EFEITO DE DOSES DE FÓSFORO NO DESENVOLVIMENTO INICIAL DA MAMONEIRA
Palavras-chave:
Ricinus communis, oleaginosas, nutrição de plantasResumo
A mamoneira é uma cultura exigente em fertilidade do solo, especialmente de fósforo, que é um dos nutrientes mais limitantes a produção agrícola. Este experimento foi conduzido com o objetivo de avaliar a resposta da mamoneira durante seu desenvolvimento inicial a diferentes doses de fósforo. O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado com cinco tratamentos e três repetições, onde os tratamentos constaram de diferentes doses de fósforo (0, 3, 6, 9, 13 e 15 g planta -1). As plantas foram coletadas aos 65 dias após semeadura para avaliação. As características avaliadas foram: o número de folhas, a área foliar, altura, diâmetro do caule, matéria seca da parte aérea, do sistema radicular e total. A mamoneira apresentou resposta à adubação fosfatada em todas as características avaliadas, apresentando aumentos nos parâmetros de crescimento. Os melhores resultados foram encontrados com a dose de 9 g planta -1 de P.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).