CRESCIMENTO E NUTRIÇÃO DE MUDAS DE PINHÃO MANSO INFLUENCIADOS PELA SUBSTITUIÇÃO DO POTÁSSIO PELO SÓDIO
Keywords:
Jatropha curcas L. Biocombustível. Nutrição mineral. Adubação potássica.Abstract
Devido à crise do petróleo e à preocupação com o meio ambiente, a demanda mundial por biocombustíveis tem-se expandido rapidamente nos últimos anos, por isso o pinhão manso tem despertado a atenção dos pesquisadores para o desenvolvimento de pesquisas sobre a espécie. O objetivo do trabalho foi verificar os efeitos do fornecimento de Na em substituição à nutrição potássica no crescimento e na nutrição de mudas de pinhão manso. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, utilizando-se solução nutritiva. Empregou-se o delineamento inteiramente casualizado em cinco proporções de substituição do K pelo Na: 100% (T1); 75% (T2); 50% (T3); 25% (T4) e 0% (T5). Assim, as concentrações (em mM) de K:Na nos respectivos tratamentos foram: T1 = 0:6,0; T2 = 1,5:4,5; T3 = 3,0:3,0; T4 = 4,5:1,5; T5 = 6,0:0. As fontes de K e Na utilizadas foram KNO3 e NaNO3, respectivamente. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância e as médias avaliadas pelo teste Scott & Knott, a 5% de probabilidade. As variáveis de crescimento e nutrição mineral de mudas de pinhão manso são influenciadas pela substituição do K pelo Na, variando de acordo com a característica estudada. O Na substitui, parcialmente, o K na nutrição de mudas de pinhão manso, e constitui uma estratégia para diminuir as doses dos fertilizantes potássicos aplicados.Downloads
Published
Issue
Section
License
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).




