REPELÊNCIA E DETERRÊNCIA ALIMENTAR DE VAQUINHAS POR ÓLEOS DE NIM E CINAMOMO APLICADOS EM FOLHAS DE FEIJOEIRO
Palavras-chave:
Diabrotica speciosa. Cerotoma arcuata. Phaseolus vulgaris. Azadirachta indica. Melia azedarach.Resumo
Este trabalho objetivou avaliar o efeito repelente e deterrente da aplicação de concentrações de óleos de nim e cinamomo em folhas de feijoeiro nas vaquinhas Diabrotica speciosa (Germar) e Cerotoma arcuata (Olivier). As concentrações de óleo de nim testadas foram 0,625; 1,25; 2,50; 5,00; 10,00 e 20,00 mL, que correspondem, respectivamente, a 1, 2, 4, 8, 17 e 33 ppm de azadiractina A, e as concentrações de óleo de cinamomo empregadas foram as mesmas utilizadas para óleo de nim, correspondendo, entretanto, a 1,875; 3,75; 7,50; 15,00; 30,00; e 60,00 mg de extrato de cinamomo mL-1, respectivamente. Para os testes com chance de escolha, foram utilizados recipientes de vidro como arenas e para os testes sem chance de escolha foram utilizadas placas de Petri, onde em ambos foi liberado um inseto adulto por tratamento, avaliando-se a atratividade em períodos de tempo pré-determinados, além do consumo foliar, ao término do experimento. O óleo de nim é repelente a D. specisa e C. arcuata, com resultados mais eficientes com as concentrações de 5,00; 10,00 e 20,00 mL. Todas as concentrações do óleo de nim reduzem o consumo foliar de ambos os insetos, exceto em teste sem chance de escolha com D. speciosa, com apenas as doses de 10,00 e 20,00 mL sendo deterrentes. O óleo de cinamomo exerce alta ação repelente para ambas as vaquinhas, destacando-se as concentrações de 10,00 e 20,00 mL. As concentrações de 10,00 e 20,00 mL do óleo de cinamomo são deterrentes a D. speciosa e C. arcuata.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).




